A formação profissional é atualmente considerada uma ferramenta imprescindível ao incremento da qualidade e eficiência, permitindo o desenvolvimento e a competitividade das empresas e dos seus serviços.
A finalidade da formação é a de apoiar o desenvolvimento de competências dos trabalhadores, de modo a contribuir para o incremento da qualidade de serviço, gerando melhores resultados. A aquisição de novos procedimentos, é construída com base em conhecimentos, comportamentos e atitudes identificados como diferenciadores no serviço prestado.
Segundo o artigo 131º do Código do Trabalho, o principal objetivo da formação profissional é o de “…assegurar a formação contínua dos trabalhadores (…)”; no entanto, esta não deve ser encarada como uma obrigação legal mas sim como um investimento de valor.
Actualmente, o contexto da formação profissional em Portugal encontra-se em mudança, começando esta a afirmar-se como um instrumento de valorização, para melhorar a performance dos indivíduos e, consequentemente, das empresas/organizações.
A Lalar pretende, acrescentar valor no que se refere à formação qualificada, atendendo às atuais necessidades do mercado de trabalho, cada vez mais exigente e inconstante. Disponibilizará uma oferta de qualidade, apoiada num plano de formação regular e melhoria contínua, bem como na consultoria necessária ao levantamento de necessidades de formação específicas.
A Lalar promoverá formação nas áreas:
- Clínica, com enfoque na vertente Psicanalítica;
- Psicopedagógica, com relevância nas Necessidades Educativas Especiais (e.g. diagnóstico diferencial e intervenção na Dislexia);
- Psicologia do Desporto;
- Atendimento e serviço ao público.
A oferta nestas áreas de formação será a base para a elaboração de respostas ajustadas às necessidades apresentadas por empresas e profissionais.
Este serviço irá iniciar-se em setembro de 2018.