A Psicomotricidade é uma intervenção especializada que atua a nível preventivo, terapêutico, reabilitativo e/ou reeducativo e onde se avaliam e compensam situações ligadas a problemas de desenvolvimento, de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
A Intervenção Psicomotora destina-se a todos os grupos etários e pode utilizar diversas metodologias:
– atividades de consciencialização motora;
– atividades de recreação terapêutica;
– atividades lúdicas;
– atividade motora adaptada;
– técnicas de relaxação e consciência corporal;
– terapias expressivas.
É uma prescrição de inspiração psicoterapêutica e psicossomática, mediatizada pelo corpo, pela ação, pelo gesto, pelo jogo, pelo ritmo, pelo conto e pela motricidade.
Enquanto vertente terapêutica, a Psicomotricidade é fundamental na maturação de um conjunto de estruturas e funções que irão desempenhar um papel determinante no desenvolvimento, bem como na recuperação (total ou parcial) de capacidades e faculdades diminuídas ou perdidas e readaptação às mesmas.
Para quem?
Crianças desde o nascimento:
– Âmbito preventivo.
Crianças e jovens com:
– Problemas de desenvolvimento (Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção, Perturbação do Espectro do Autismo, Síndrome de Asperger, Perturbação de Desenvolvimento Intelectual, Cromossomopatias – ex. Trissomia 21);
– Dificuldades de aprendizagem (Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura, na Expressão Escrita e na Matemática);
– Dificuldades na perceção visual, auditiva, tátil-cinestésica e tónica;
– Problemas de comportamento;
– Problemas motores (ex. Paralisia Cerebral), de coordenação motora, de motricidade fina (ex. pega no lápis) e de orientação espacial e temporal;
– Problemas de carácter pedopsiquiátrico.
Adultos com:
– Deficiência motora e intelectual;
– Perturbações psicopatológicas.
Idosos:
– Como forma de prevenção dos sintomas característicos do envelhecimento;
– Como forma de reversão do processo de detioração psicobiológica;
– Com demência, Parkinson e problemáticas ao nível cognitivo e funcional.