SNOEZELEN
Snoezelen = Snuffelen: Explorar + Doezelen: Relaxar
A sala Snoezelen é uma sala equipada com material para estimulação sensorial e é um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem explorados, integrados e controlados ao ritmo de cada indivíduo. Os sentidos primários (não só a visão, audição, tato, olfato e paladar mas também os sentidos vestibular e proprioceptivo) são estimulados dando sensação de prazer e bem-estar. Entre os vários objetivos que podem ser trabalhados na sala Snoezelen, podem-se enumerar o aumento da atenção/concentração, o desenvolvimento da comunicação corporal, a redução da ansiedade, da tensão e da agressividade, o desenvolvimento do controlo motor e da coordenação, a estimulação da memória e da relação/interação, a motivação para as aprendizagens e para o desenvolvimento pessoal, a promoção da confiança e autonomia.
Os resultados positivos, revelados pela investigação na área da estimulação sensorial, têm contribuído para a crescente importância do Snoezelen enquanto tratamento complementar à intervenção clínica/reabilitação. A estimulação sensorial pode ser utilizada como promotora de relaxamento e lazer aos que estão em processos demenciais e também, numa vertente preventiva e de alívio da dor, facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações. Os meios utilizados possuem uma forte capacidade de estimulação, atuando em múltiplos circuitos neocorticais, a nível da proprioceção e do sistema vestibular. O Snoezelen é um campo fértil de buscas, de descobertas e possibilidades para a promoção de maior qualidade de vida e proporciona um ambiente securizante para o indivíduo.
A terapia Snoezelen estende-se a um domínio muito vasto: desde indivíduos com doenças mentais, com perturbações do espetro do autismo, com perturbações de hiperatividade e défice de atenção, com dor crónica, com demência, com necessidades educativas especiais, com défices cognitivos, com perturbações motoras, entre outros. Abrange, por isso, todas as faixas etárias: desde o recém-nascido até ao idoso.
HIPOTERAPIA/EQUITAÇÃO TERAPÊUTICA
O cavalo produz um padrão de marcha tridimensional idêntico ao padrão de marcha humano neurofisiologicamente normal. A fisionomia do dorso do cavalo proporciona uma postura correta na posição de sentado, o que vai transmitir um grande aporte de estímulos sensoriais para o Sistema Nervoso Central e, assim, facilitar padrões de postura e de movimento mais normalizantes.
Hipoterapia
É uma abordagem de orientação clínica com objetivos de intervenção neuromotores, específicos e prioritários no processo de reabilitação do indivíduo, recorrendo-se para tal ao movimento do cavalo.
Equitação Terapêutica
É uma abordagem terapêutica com objetivos psicomotores, mais direcionados para necessidades específicas nas áreas educacional, psicológica e/ou cognitiva e onde podem ser contemplados progressos no ensino de montar a cavalo.
Benefícios:
Melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a mobilidade articular;
Normaliza o tónus muscular;
Desenvolve a motricidade global e fina;
Promove o autocontrolo e a confiança;
Aumenta a capacidade de concentração, memorização e orientação espacial;
Aumenta experiências ao nível sensorial, motor e social;
Encoraja a autonomia e a tomada de decisão;
Promove a autodisciplina e melhorar a autoimagem;
Promove a capacidade de comunicar e a intercomunicação social;
Melhora a condição física em geral;
Ensina capacidades novas.
Para quem?
As sessões de Hipoterapia/Equitação Terapêutica destinam-se a indivíduos portadores de necessidades especiais, de qualquer idade, desde que não apresentem nenhuma contra-indicação à prática da equitação.