Esta área da Psicologia reúne em si as designações de Psicologia Escolar, Psicologia Educacional e Psicologia na Educação que denotam as diversas relações entre a Psicologia, a Educação e a Escola.
A palavra “educação” remete-nos de imediato para a educação em contexto escolar (isto é, aquela que se leva a cabo em sistemas formais de ensino como escolas e universidades); no entanto, importa sublinhar e relembrar que os processos formativos são transversais a tantos e outros contextos, tais como a família, organizações, trabalho, cultura, entre muitos outros.
A Psicologia da Educação é a área especializada na compreensão dos processos intrapessoais e socioambientais, intrínsecos ao desenvolvimento e à aprendizagem, pelo que, atualmente, é inquestionável a importância do exercício da profissão de psicólogo/a nesta área, a fim de dar resposta às necessidades de intervenção psicoeducativa de crianças e adolescentes que se manifestam nos contextos educativos formais e informais.
As competências técnicas consideradas centrais, ao exercício profissional na área da Psicologia da Educação, são:
– a avaliação e intervenção psicológica/psicopedagógica;
– orientação escolar e vocacional;
– necessidades educativas especiais;
– consultadoria em contexto educativo;
– educação/suporte parental.